NORMAS E PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO
Para que nós tenhamos um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho efetivo e gerando bons resultados é vital que alguns elementos principais estejam contidos nele, tais como:
I – implementação e operação;
II – análise crítica pela direção da empresa;
III – desenvolvimento de produtos inovadores continuamente;
IV – controle de documentos.
É correto o que se afirma em:
I, II, IV
II, III, IV
I, IV
I, II, III, IV
I, III
Num processo de auditoria da qualidade para posterior certificação da ISO 9001 podem ser encontradas não conformidades. Caso a empresa receba a ruim notícia de que existem ali não conformidades, ela precisa:
I - identificar as reais causas da não conformidade;
II - controlar e corrigir essas causas urgentemente para que elas não aconteçam mais na empresa;
III - verificar o nível de efetividade das ações tomadas para sanar as causas da não conformidade;
IV - modificar o sistema de gestão da qualidade, se necessário for;
V - demitir as pessoas que não se comprometerem com o sucesso da implantação.
É correto o que se afirma em:
II, III, IV
I, II, III, IV, V
I, II, III, IV
I, III, V
III, IV, V
Segundo o artigo intitulado “Custos da Qualidade na Indústria de Calçados de Couro” publicado no VIII Congresso Brasileiro de Custos (disponível no link: https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2829), temos quatro categorias dos custos da qualidade: prevenção, avaliação, falhas internas, falhas externas. Assinale, a seguir, a alternativa que traz corretamente um custo de prevenção, um custo de avaliação, um custo de falhas internas e um custo de falhas externas, nessa ordem.
engenharia da qualidade, auditoria nos fornecedores, custos de disposição de produtos defeituosos, garantias/reposição de produtos.
testes e inspeções em produtos em produtos acabados, auditoria nos estoques de produtos acabados, custos de disposição de produtos defeituosos, garantias/reposição de produtos.
pesquisas de mercado, auditoria nos estoques de produtos acabados, custos de disposição de produtos defeituosos, garantias/reposição de produtos.
engenharia da qualidade, custo da área de inspeção, refaturamento, retrabalho/reforma.
aquisição de equipamentos de testes, depreciação dos equipamentos de testes, redesenho, manutenção corretiva.
"No dia 1º de novembro de 2010, foi publicada a Norma Internacional ISO 26000 - Diretrizes sobre Responsabilidade Social, cujo lançamento foi em Genebra, Suíça. No Brasil, no dia 8 de dezembro de 2010, a versão em português da norma, a ABNT NBR ISO 26000, foi lançada em evento na Fiesp, em São Paulo" (inmetro.gov.br, ISO26000).
Esta é a Norma Internacional mais recente e que caracteriza a preocupação dos signatários com a responsabilidade social. Sobre ela podemos afirmar:
I. Assim como normas anteriores, como a ISO 9001 e a ISO 14000, a 26000 possui uma certificação que é dada apenas às organizações que cumprem rigorosamente seus princípios.
II. A norma toma por base as normas, tratados, convenções e outros documentos intergovernamentais, inclusive as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a definição das suas recomendações de conteúdo.
III. A norma tem como objetivo fornecer orientações sobre princípios e práticas de responsabilidade social dirigidas a organizações de qualquer natureza, não apenas para empresas.
Das afirmativas acima, são corretas:
Apenas II e III
Apenas I e III
I, II e III
Apenas I e II
Apenas II
Organizações em todo o mundo, assim como suas partes interessadas, estão se tornando cada vez mais cientes da necessidade e dos benefícios do comportamento socialmente responsável. O objetivo da responsabilidade social é contribuir para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, é correto afirmar:
A norma ISO 26000:2010 é certificável, baseando-se no modelo de gestão do 5W2H, diferentemente da norma NBR 9000:2000, que não é certificável e não possui nenhum modelo de gestão como base.
A ISO 26000:2010 fornece orientações sobre os princípios subjacentes à responsabilidade social, reconhecendo a responsabilidade social e o engajamento das partes interessadas, os temas centrais e as questões pertinentes à responsabilidade social e às formas de integrar à organização o comportamento socialmente responsável
A norma ISO 26000:2010 é certificável, baseando-se no modelo de gestão do PDCA, diferentemente da norma NBR 16001:2012, que não é certificável e não possui nenhum modelo de gestão como base.
A norma ISO 26000:2010 é uma norma de sistema de gestão apropriada para o uso regulatório ou contratual, que visa a fornecer uma base para ações legais, reclamações, defesas ou outras demandas, em qualquer processo internacional, nacional ou de outra natureza.
O atendimento, pela organização, aos requisitos da Norma ABNT NBR 16001:2012 significa que ela é socialmente responsável, possuindo um sistema de gestão da responsabilidade social.
Segundo o artigo intitulado “Estratégia de implementação de um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho com base na norma ISO 45001”, publicado na Revista Research, Society and Development, disponível no link (https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3778/3287), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), a abordagem do sistema de gestão da SST aplicada na norma ISO 45001 baseia-se no conceito Plan-Do-Check-Act (PDCA).
O PDCA pode ser aplicado a um sistema de gestão e a cada um de seus elementos individuais como descrito a seguir.
I – Plan (planejar): determinar e avaliar riscos de SST, oportunidades de SST e outros riscos e outras oportunidades, estabelecer objetivos de SST e os processos necessários para entregar resultados de acordo com a política de SST da organização;
II – Do (fazer): tomar ações para melhorar continuamente o desempenho de SST para alcançar os resultados pretendidos;
III – Check (checar): monitorar e medir atividades e os processos em relação à política de SST e aos objetivos de SST, e relatar os resultados;
IV – Act (agir): implementar os processos como planejado.
É correto o que se afirma em:
III
I, II
I, II, III, IV
II, III
I, III
Segundo o artigo intitulado “Identificação e Análise acerca das Interconexões entre a NBR ISO 14001:2015 e a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, publicado na Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, disponível no link (http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/gestao_ambiental/article/view/7281/4205), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), existem três objetivos comuns no sistema de gestão ambiental, a saber:
I – Comunicação interna e externa entre as partes interessadas;
II – Cumprimento da legislação ambiental de onde a empresa está alocada;
III – Melhoria contínua do faturamento da empresa.
É correto o que se afirma em:
I, III
I, II, III
II, III
III
I, II
Segundo o artigo intitulado “Um estudo sobre a certificação ISO 9001 no Brasil: mapeamento de motivações, benefícios e dificuldades”, publicado na Revista Gestão & Produção, disponível no link (https://www.scielo.br/pdf/gp/v20n4/aop_gp0334_ao.pdf), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), as motivações para a certificação ISO 9001 podem ser internas e externas. Assinale, a seguir, a alternativa que traz corretamente estas motivações, nesta ordem (internas e externas).
as internas estão relacionadas com a melhoria da qualidade dos produtos em si, e as externas estão relacionadas com a internacionalização da marca da empresa
as internas estão relacionadas com o plano de cargos e salários, e as externas estão relacionadas com o processo de melhoria dos projetos de recrutamento e seleção de pessoal
as internas estão relacionadas com o objetivo de alcançar a melhoria da organização como um todo e seus processos, enquanto as externas estão relacionadas ao marketing, pressões do cliente e aumento do market share
as internas estão relacionadas com a redução da rotatividade e absenteísmo dos funcionários, e as externas estão relacionadas com o marketing e a gestão do mercado
as internas estão relacionadas com o aumento do faturamento geral, enquanto as externas estão relacionadas com a melhoria dos processos
Segundo o artigo intitulado “Desenvolvimento do programa de acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional segundo a ISO 45001”, publicado na Revista Sustinere, disponível no link (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40741/32019), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), no Brasil, ocorrem cerca de 720.000 acidentes de trabalho por ano, dos quais 2.800 são fatais, e implicam um custo de aproximadamente 2% do PIB. Assinale a alternativa que não traz um resultado negativo advindo de acidentes de trabalho.
aumento do prazo de entrega
ausência de funcionários por causa do acidente
impacto negativo na imagem da empresa
perda da competitividade da empresa
diminuição da quantidade e qualidade da produção
Segundo o artigo intitulado “Desenvolvimento do programa de acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional segundo a ISO 45001”, publicado na Revista Sustinere, disponível no link (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40741/32019), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), de forma geral, a ISO/IEC TS 17021-10 (ISO/IEC, 2018) expande as diretrizes para o pessoal envolvido no processo de certificação, conforme estabelecido na ISO/IEC 17021-1 (ISO/IEC, 2015). Exposto isto, analise as duas asserções a seguir:
I - A norma ISO/IEC TS 17021-10 aplica-se indiretamente ao pessoal envolvido na auditoria e na certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional, complementando os requisitos existentes na norma ISO/IEC 17021-1.
LOGO
II - Determinou-se que o organismo de certificação para a ISO 45001 deverá demonstrar o atendimento também aos requisitos dessa norma, além da própria ISO 45001 e ISO/IEC 17021-1 (acrescidos do IAF MD 21 e MD 22) durante o processo de acreditação.
Analisando as duas asserções acima, é correto o que se afirma em:
I, II, IV
II, III, IV
I, IV
I, II, III, IV
I, III
Num processo de auditoria da qualidade para posterior certificação da ISO 9001 podem ser encontradas não conformidades. Caso a empresa receba a ruim notícia de que existem ali não conformidades, ela precisa:
I - identificar as reais causas da não conformidade;
II - controlar e corrigir essas causas urgentemente para que elas não aconteçam mais na empresa;
III - verificar o nível de efetividade das ações tomadas para sanar as causas da não conformidade;
IV - modificar o sistema de gestão da qualidade, se necessário for;
V - demitir as pessoas que não se comprometerem com o sucesso da implantação.
É correto o que se afirma em:
II, III, IV
I, II, III, IV, V
I, II, III, IV
I, III, V
III, IV, V
Segundo o artigo intitulado “Custos da Qualidade na Indústria de Calçados de Couro” publicado no VIII Congresso Brasileiro de Custos (disponível no link: https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2829), temos quatro categorias dos custos da qualidade: prevenção, avaliação, falhas internas, falhas externas. Assinale, a seguir, a alternativa que traz corretamente um custo de prevenção, um custo de avaliação, um custo de falhas internas e um custo de falhas externas, nessa ordem.
engenharia da qualidade, auditoria nos fornecedores, custos de disposição de produtos defeituosos, garantias/reposição de produtos.
testes e inspeções em produtos em produtos acabados, auditoria nos estoques de produtos acabados, custos de disposição de produtos defeituosos, garantias/reposição de produtos.
pesquisas de mercado, auditoria nos estoques de produtos acabados, custos de disposição de produtos defeituosos, garantias/reposição de produtos.
engenharia da qualidade, custo da área de inspeção, refaturamento, retrabalho/reforma.
aquisição de equipamentos de testes, depreciação dos equipamentos de testes, redesenho, manutenção corretiva.
"No dia 1º de novembro de 2010, foi publicada a Norma Internacional ISO 26000 - Diretrizes sobre Responsabilidade Social, cujo lançamento foi em Genebra, Suíça. No Brasil, no dia 8 de dezembro de 2010, a versão em português da norma, a ABNT NBR ISO 26000, foi lançada em evento na Fiesp, em São Paulo" (inmetro.gov.br, ISO26000).
Esta é a Norma Internacional mais recente e que caracteriza a preocupação dos signatários com a responsabilidade social. Sobre ela podemos afirmar:
I. Assim como normas anteriores, como a ISO 9001 e a ISO 14000, a 26000 possui uma certificação que é dada apenas às organizações que cumprem rigorosamente seus princípios.
II. A norma toma por base as normas, tratados, convenções e outros documentos intergovernamentais, inclusive as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a definição das suas recomendações de conteúdo.
III. A norma tem como objetivo fornecer orientações sobre princípios e práticas de responsabilidade social dirigidas a organizações de qualquer natureza, não apenas para empresas.
Das afirmativas acima, são corretas:
Apenas II e III
Apenas I e III
I, II e III
Apenas I e II
Apenas II
Organizações em todo o mundo, assim como suas partes interessadas, estão se tornando cada vez mais cientes da necessidade e dos benefícios do comportamento socialmente responsável. O objetivo da responsabilidade social é contribuir para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, é correto afirmar:
A norma ISO 26000:2010 é certificável, baseando-se no modelo de gestão do 5W2H, diferentemente da norma NBR 9000:2000, que não é certificável e não possui nenhum modelo de gestão como base.
A ISO 26000:2010 fornece orientações sobre os princípios subjacentes à responsabilidade social, reconhecendo a responsabilidade social e o engajamento das partes interessadas, os temas centrais e as questões pertinentes à responsabilidade social e às formas de integrar à organização o comportamento socialmente responsável
A norma ISO 26000:2010 é certificável, baseando-se no modelo de gestão do PDCA, diferentemente da norma NBR 16001:2012, que não é certificável e não possui nenhum modelo de gestão como base.
A norma ISO 26000:2010 é uma norma de sistema de gestão apropriada para o uso regulatório ou contratual, que visa a fornecer uma base para ações legais, reclamações, defesas ou outras demandas, em qualquer processo internacional, nacional ou de outra natureza.
O atendimento, pela organização, aos requisitos da Norma ABNT NBR 16001:2012 significa que ela é socialmente responsável, possuindo um sistema de gestão da responsabilidade social.
Segundo o artigo intitulado “Estratégia de implementação de um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho com base na norma ISO 45001”, publicado na Revista Research, Society and Development, disponível no link (https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3778/3287), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), a abordagem do sistema de gestão da SST aplicada na norma ISO 45001 baseia-se no conceito Plan-Do-Check-Act (PDCA).
O PDCA pode ser aplicado a um sistema de gestão e a cada um de seus elementos individuais como descrito a seguir.
I – Plan (planejar): determinar e avaliar riscos de SST, oportunidades de SST e outros riscos e outras oportunidades, estabelecer objetivos de SST e os processos necessários para entregar resultados de acordo com a política de SST da organização;
II – Do (fazer): tomar ações para melhorar continuamente o desempenho de SST para alcançar os resultados pretendidos;
III – Check (checar): monitorar e medir atividades e os processos em relação à política de SST e aos objetivos de SST, e relatar os resultados;
IV – Act (agir): implementar os processos como planejado.
É correto o que se afirma em:
III
I, II
I, II, III, IV
II, III
I, III
Segundo o artigo intitulado “Identificação e Análise acerca das Interconexões entre a NBR ISO 14001:2015 e a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, publicado na Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, disponível no link (http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/gestao_ambiental/article/view/7281/4205), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), existem três objetivos comuns no sistema de gestão ambiental, a saber:
I – Comunicação interna e externa entre as partes interessadas;
II – Cumprimento da legislação ambiental de onde a empresa está alocada;
III – Melhoria contínua do faturamento da empresa.
É correto o que se afirma em:
I, III
I, II, III
II, III
III
I, II
Segundo o artigo intitulado “Um estudo sobre a certificação ISO 9001 no Brasil: mapeamento de motivações, benefícios e dificuldades”, publicado na Revista Gestão & Produção, disponível no link (https://www.scielo.br/pdf/gp/v20n4/aop_gp0334_ao.pdf), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), as motivações para a certificação ISO 9001 podem ser internas e externas. Assinale, a seguir, a alternativa que traz corretamente estas motivações, nesta ordem (internas e externas).
as internas estão relacionadas com a melhoria da qualidade dos produtos em si, e as externas estão relacionadas com a internacionalização da marca da empresa
as internas estão relacionadas com o plano de cargos e salários, e as externas estão relacionadas com o processo de melhoria dos projetos de recrutamento e seleção de pessoal
as internas estão relacionadas com o objetivo de alcançar a melhoria da organização como um todo e seus processos, enquanto as externas estão relacionadas ao marketing, pressões do cliente e aumento do market share
as internas estão relacionadas com a redução da rotatividade e absenteísmo dos funcionários, e as externas estão relacionadas com o marketing e a gestão do mercado
as internas estão relacionadas com o aumento do faturamento geral, enquanto as externas estão relacionadas com a melhoria dos processos
Segundo o artigo intitulado “Desenvolvimento do programa de acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional segundo a ISO 45001”, publicado na Revista Sustinere, disponível no link (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40741/32019), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), no Brasil, ocorrem cerca de 720.000 acidentes de trabalho por ano, dos quais 2.800 são fatais, e implicam um custo de aproximadamente 2% do PIB. Assinale a alternativa que não traz um resultado negativo advindo de acidentes de trabalho.
aumento do prazo de entrega
ausência de funcionários por causa do acidente
impacto negativo na imagem da empresa
perda da competitividade da empresa
diminuição da quantidade e qualidade da produção
Segundo o artigo intitulado “Desenvolvimento do programa de acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional segundo a ISO 45001”, publicado na Revista Sustinere, disponível no link (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40741/32019), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), de forma geral, a ISO/IEC TS 17021-10 (ISO/IEC, 2018) expande as diretrizes para o pessoal envolvido no processo de certificação, conforme estabelecido na ISO/IEC 17021-1 (ISO/IEC, 2015). Exposto isto, analise as duas asserções a seguir:
I - A norma ISO/IEC TS 17021-10 aplica-se indiretamente ao pessoal envolvido na auditoria e na certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional, complementando os requisitos existentes na norma ISO/IEC 17021-1.
LOGO
II - Determinou-se que o organismo de certificação para a ISO 45001 deverá demonstrar o atendimento também aos requisitos dessa norma, além da própria ISO 45001 e ISO/IEC 17021-1 (acrescidos do IAF MD 21 e MD 22) durante o processo de acreditação.
Analisando as duas asserções acima, é correto o que se afirma em:
II, III, IV
I, II, III, IV, V
I, II, III, IV
I, III, V
III, IV, V
Segundo o artigo intitulado “Custos da Qualidade na Indústria de Calçados de Couro” publicado no VIII Congresso Brasileiro de Custos (disponível no link: https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2829), temos quatro categorias dos custos da qualidade: prevenção, avaliação, falhas internas, falhas externas. Assinale, a seguir, a alternativa que traz corretamente um custo de prevenção, um custo de avaliação, um custo de falhas internas e um custo de falhas externas, nessa ordem.
engenharia da qualidade, auditoria nos fornecedores, custos de disposição de produtos defeituosos, garantias/reposição de produtos.
testes e inspeções em produtos em produtos acabados, auditoria nos estoques de produtos acabados, custos de disposição de produtos defeituosos, garantias/reposição de produtos.
pesquisas de mercado, auditoria nos estoques de produtos acabados, custos de disposição de produtos defeituosos, garantias/reposição de produtos.
engenharia da qualidade, custo da área de inspeção, refaturamento, retrabalho/reforma.
aquisição de equipamentos de testes, depreciação dos equipamentos de testes, redesenho, manutenção corretiva.
"No dia 1º de novembro de 2010, foi publicada a Norma Internacional ISO 26000 - Diretrizes sobre Responsabilidade Social, cujo lançamento foi em Genebra, Suíça. No Brasil, no dia 8 de dezembro de 2010, a versão em português da norma, a ABNT NBR ISO 26000, foi lançada em evento na Fiesp, em São Paulo" (inmetro.gov.br, ISO26000).
Esta é a Norma Internacional mais recente e que caracteriza a preocupação dos signatários com a responsabilidade social. Sobre ela podemos afirmar:
I. Assim como normas anteriores, como a ISO 9001 e a ISO 14000, a 26000 possui uma certificação que é dada apenas às organizações que cumprem rigorosamente seus princípios.
II. A norma toma por base as normas, tratados, convenções e outros documentos intergovernamentais, inclusive as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a definição das suas recomendações de conteúdo.
III. A norma tem como objetivo fornecer orientações sobre princípios e práticas de responsabilidade social dirigidas a organizações de qualquer natureza, não apenas para empresas.
Das afirmativas acima, são corretas:
Apenas II e III
Apenas I e III
I, II e III
Apenas I e II
Apenas II
Organizações em todo o mundo, assim como suas partes interessadas, estão se tornando cada vez mais cientes da necessidade e dos benefícios do comportamento socialmente responsável. O objetivo da responsabilidade social é contribuir para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, é correto afirmar:
A norma ISO 26000:2010 é certificável, baseando-se no modelo de gestão do 5W2H, diferentemente da norma NBR 9000:2000, que não é certificável e não possui nenhum modelo de gestão como base.
A ISO 26000:2010 fornece orientações sobre os princípios subjacentes à responsabilidade social, reconhecendo a responsabilidade social e o engajamento das partes interessadas, os temas centrais e as questões pertinentes à responsabilidade social e às formas de integrar à organização o comportamento socialmente responsável
A norma ISO 26000:2010 é certificável, baseando-se no modelo de gestão do PDCA, diferentemente da norma NBR 16001:2012, que não é certificável e não possui nenhum modelo de gestão como base.
A norma ISO 26000:2010 é uma norma de sistema de gestão apropriada para o uso regulatório ou contratual, que visa a fornecer uma base para ações legais, reclamações, defesas ou outras demandas, em qualquer processo internacional, nacional ou de outra natureza.
O atendimento, pela organização, aos requisitos da Norma ABNT NBR 16001:2012 significa que ela é socialmente responsável, possuindo um sistema de gestão da responsabilidade social.
Segundo o artigo intitulado “Estratégia de implementação de um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho com base na norma ISO 45001”, publicado na Revista Research, Society and Development, disponível no link (https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3778/3287), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), a abordagem do sistema de gestão da SST aplicada na norma ISO 45001 baseia-se no conceito Plan-Do-Check-Act (PDCA).
O PDCA pode ser aplicado a um sistema de gestão e a cada um de seus elementos individuais como descrito a seguir.
I – Plan (planejar): determinar e avaliar riscos de SST, oportunidades de SST e outros riscos e outras oportunidades, estabelecer objetivos de SST e os processos necessários para entregar resultados de acordo com a política de SST da organização;
II – Do (fazer): tomar ações para melhorar continuamente o desempenho de SST para alcançar os resultados pretendidos;
III – Check (checar): monitorar e medir atividades e os processos em relação à política de SST e aos objetivos de SST, e relatar os resultados;
IV – Act (agir): implementar os processos como planejado.
É correto o que se afirma em:
III
I, II
I, II, III, IV
II, III
I, III
Segundo o artigo intitulado “Identificação e Análise acerca das Interconexões entre a NBR ISO 14001:2015 e a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, publicado na Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, disponível no link (http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/gestao_ambiental/article/view/7281/4205), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), existem três objetivos comuns no sistema de gestão ambiental, a saber:
I – Comunicação interna e externa entre as partes interessadas;
II – Cumprimento da legislação ambiental de onde a empresa está alocada;
III – Melhoria contínua do faturamento da empresa.
É correto o que se afirma em:
I, III
I, II, III
II, III
III
I, II
Segundo o artigo intitulado “Um estudo sobre a certificação ISO 9001 no Brasil: mapeamento de motivações, benefícios e dificuldades”, publicado na Revista Gestão & Produção, disponível no link (https://www.scielo.br/pdf/gp/v20n4/aop_gp0334_ao.pdf), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), as motivações para a certificação ISO 9001 podem ser internas e externas. Assinale, a seguir, a alternativa que traz corretamente estas motivações, nesta ordem (internas e externas).
as internas estão relacionadas com a melhoria da qualidade dos produtos em si, e as externas estão relacionadas com a internacionalização da marca da empresa
as internas estão relacionadas com o plano de cargos e salários, e as externas estão relacionadas com o processo de melhoria dos projetos de recrutamento e seleção de pessoal
as internas estão relacionadas com o objetivo de alcançar a melhoria da organização como um todo e seus processos, enquanto as externas estão relacionadas ao marketing, pressões do cliente e aumento do market share
as internas estão relacionadas com a redução da rotatividade e absenteísmo dos funcionários, e as externas estão relacionadas com o marketing e a gestão do mercado
as internas estão relacionadas com o aumento do faturamento geral, enquanto as externas estão relacionadas com a melhoria dos processos
Segundo o artigo intitulado “Desenvolvimento do programa de acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional segundo a ISO 45001”, publicado na Revista Sustinere, disponível no link (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40741/32019), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), no Brasil, ocorrem cerca de 720.000 acidentes de trabalho por ano, dos quais 2.800 são fatais, e implicam um custo de aproximadamente 2% do PIB. Assinale a alternativa que não traz um resultado negativo advindo de acidentes de trabalho.
aumento do prazo de entrega
ausência de funcionários por causa do acidente
impacto negativo na imagem da empresa
perda da competitividade da empresa
diminuição da quantidade e qualidade da produção
Segundo o artigo intitulado “Desenvolvimento do programa de acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional segundo a ISO 45001”, publicado na Revista Sustinere, disponível no link (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40741/32019), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), de forma geral, a ISO/IEC TS 17021-10 (ISO/IEC, 2018) expande as diretrizes para o pessoal envolvido no processo de certificação, conforme estabelecido na ISO/IEC 17021-1 (ISO/IEC, 2015). Exposto isto, analise as duas asserções a seguir:
I - A norma ISO/IEC TS 17021-10 aplica-se indiretamente ao pessoal envolvido na auditoria e na certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional, complementando os requisitos existentes na norma ISO/IEC 17021-1.
LOGO
II - Determinou-se que o organismo de certificação para a ISO 45001 deverá demonstrar o atendimento também aos requisitos dessa norma, além da própria ISO 45001 e ISO/IEC 17021-1 (acrescidos do IAF MD 21 e MD 22) durante o processo de acreditação.
Analisando as duas asserções acima, é correto o que se afirma em:
engenharia da qualidade, auditoria nos fornecedores, custos de disposição de produtos defeituosos, garantias/reposição de produtos.
testes e inspeções em produtos em produtos acabados, auditoria nos estoques de produtos acabados, custos de disposição de produtos defeituosos, garantias/reposição de produtos.
pesquisas de mercado, auditoria nos estoques de produtos acabados, custos de disposição de produtos defeituosos, garantias/reposição de produtos.
engenharia da qualidade, custo da área de inspeção, refaturamento, retrabalho/reforma.
aquisição de equipamentos de testes, depreciação dos equipamentos de testes, redesenho, manutenção corretiva.
"No dia 1º de novembro de 2010, foi publicada a Norma Internacional ISO 26000 - Diretrizes sobre Responsabilidade Social, cujo lançamento foi em Genebra, Suíça. No Brasil, no dia 8 de dezembro de 2010, a versão em português da norma, a ABNT NBR ISO 26000, foi lançada em evento na Fiesp, em São Paulo" (inmetro.gov.br, ISO26000).
Esta é a Norma Internacional mais recente e que caracteriza a preocupação dos signatários com a responsabilidade social. Sobre ela podemos afirmar:
I. Assim como normas anteriores, como a ISO 9001 e a ISO 14000, a 26000 possui uma certificação que é dada apenas às organizações que cumprem rigorosamente seus princípios.
II. A norma toma por base as normas, tratados, convenções e outros documentos intergovernamentais, inclusive as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a definição das suas recomendações de conteúdo.
III. A norma tem como objetivo fornecer orientações sobre princípios e práticas de responsabilidade social dirigidas a organizações de qualquer natureza, não apenas para empresas.
Das afirmativas acima, são corretas:
Apenas II e III
Apenas I e III
I, II e III
Apenas I e II
Apenas II
Organizações em todo o mundo, assim como suas partes interessadas, estão se tornando cada vez mais cientes da necessidade e dos benefícios do comportamento socialmente responsável. O objetivo da responsabilidade social é contribuir para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, é correto afirmar:
A norma ISO 26000:2010 é certificável, baseando-se no modelo de gestão do 5W2H, diferentemente da norma NBR 9000:2000, que não é certificável e não possui nenhum modelo de gestão como base.
A ISO 26000:2010 fornece orientações sobre os princípios subjacentes à responsabilidade social, reconhecendo a responsabilidade social e o engajamento das partes interessadas, os temas centrais e as questões pertinentes à responsabilidade social e às formas de integrar à organização o comportamento socialmente responsável
A norma ISO 26000:2010 é certificável, baseando-se no modelo de gestão do PDCA, diferentemente da norma NBR 16001:2012, que não é certificável e não possui nenhum modelo de gestão como base.
A norma ISO 26000:2010 é uma norma de sistema de gestão apropriada para o uso regulatório ou contratual, que visa a fornecer uma base para ações legais, reclamações, defesas ou outras demandas, em qualquer processo internacional, nacional ou de outra natureza.
O atendimento, pela organização, aos requisitos da Norma ABNT NBR 16001:2012 significa que ela é socialmente responsável, possuindo um sistema de gestão da responsabilidade social.
Segundo o artigo intitulado “Estratégia de implementação de um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho com base na norma ISO 45001”, publicado na Revista Research, Society and Development, disponível no link (https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3778/3287), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), a abordagem do sistema de gestão da SST aplicada na norma ISO 45001 baseia-se no conceito Plan-Do-Check-Act (PDCA).
O PDCA pode ser aplicado a um sistema de gestão e a cada um de seus elementos individuais como descrito a seguir.
I – Plan (planejar): determinar e avaliar riscos de SST, oportunidades de SST e outros riscos e outras oportunidades, estabelecer objetivos de SST e os processos necessários para entregar resultados de acordo com a política de SST da organização;
II – Do (fazer): tomar ações para melhorar continuamente o desempenho de SST para alcançar os resultados pretendidos;
III – Check (checar): monitorar e medir atividades e os processos em relação à política de SST e aos objetivos de SST, e relatar os resultados;
IV – Act (agir): implementar os processos como planejado.
É correto o que se afirma em:
III
I, II
I, II, III, IV
II, III
I, III
Segundo o artigo intitulado “Identificação e Análise acerca das Interconexões entre a NBR ISO 14001:2015 e a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, publicado na Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, disponível no link (http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/gestao_ambiental/article/view/7281/4205), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), existem três objetivos comuns no sistema de gestão ambiental, a saber:
I – Comunicação interna e externa entre as partes interessadas;
II – Cumprimento da legislação ambiental de onde a empresa está alocada;
III – Melhoria contínua do faturamento da empresa.
É correto o que se afirma em:
I, III
I, II, III
II, III
III
I, II
Segundo o artigo intitulado “Um estudo sobre a certificação ISO 9001 no Brasil: mapeamento de motivações, benefícios e dificuldades”, publicado na Revista Gestão & Produção, disponível no link (https://www.scielo.br/pdf/gp/v20n4/aop_gp0334_ao.pdf), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), as motivações para a certificação ISO 9001 podem ser internas e externas. Assinale, a seguir, a alternativa que traz corretamente estas motivações, nesta ordem (internas e externas).
as internas estão relacionadas com a melhoria da qualidade dos produtos em si, e as externas estão relacionadas com a internacionalização da marca da empresa
as internas estão relacionadas com o plano de cargos e salários, e as externas estão relacionadas com o processo de melhoria dos projetos de recrutamento e seleção de pessoal
as internas estão relacionadas com o objetivo de alcançar a melhoria da organização como um todo e seus processos, enquanto as externas estão relacionadas ao marketing, pressões do cliente e aumento do market share
as internas estão relacionadas com a redução da rotatividade e absenteísmo dos funcionários, e as externas estão relacionadas com o marketing e a gestão do mercado
as internas estão relacionadas com o aumento do faturamento geral, enquanto as externas estão relacionadas com a melhoria dos processos
Segundo o artigo intitulado “Desenvolvimento do programa de acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional segundo a ISO 45001”, publicado na Revista Sustinere, disponível no link (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40741/32019), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), no Brasil, ocorrem cerca de 720.000 acidentes de trabalho por ano, dos quais 2.800 são fatais, e implicam um custo de aproximadamente 2% do PIB. Assinale a alternativa que não traz um resultado negativo advindo de acidentes de trabalho.
aumento do prazo de entrega
ausência de funcionários por causa do acidente
impacto negativo na imagem da empresa
perda da competitividade da empresa
diminuição da quantidade e qualidade da produção
Segundo o artigo intitulado “Desenvolvimento do programa de acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional segundo a ISO 45001”, publicado na Revista Sustinere, disponível no link (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40741/32019), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), de forma geral, a ISO/IEC TS 17021-10 (ISO/IEC, 2018) expande as diretrizes para o pessoal envolvido no processo de certificação, conforme estabelecido na ISO/IEC 17021-1 (ISO/IEC, 2015). Exposto isto, analise as duas asserções a seguir:
I - A norma ISO/IEC TS 17021-10 aplica-se indiretamente ao pessoal envolvido na auditoria e na certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional, complementando os requisitos existentes na norma ISO/IEC 17021-1.
LOGO
II - Determinou-se que o organismo de certificação para a ISO 45001 deverá demonstrar o atendimento também aos requisitos dessa norma, além da própria ISO 45001 e ISO/IEC 17021-1 (acrescidos do IAF MD 21 e MD 22) durante o processo de acreditação.
Analisando as duas asserções acima, é correto o que se afirma em:
Apenas II e III
Apenas I e III
I, II e III
Apenas I e II
Apenas II
Organizações em todo o mundo, assim como suas partes interessadas, estão se tornando cada vez mais cientes da necessidade e dos benefícios do comportamento socialmente responsável. O objetivo da responsabilidade social é contribuir para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, é correto afirmar:
A norma ISO 26000:2010 é certificável, baseando-se no modelo de gestão do 5W2H, diferentemente da norma NBR 9000:2000, que não é certificável e não possui nenhum modelo de gestão como base.
A ISO 26000:2010 fornece orientações sobre os princípios subjacentes à responsabilidade social, reconhecendo a responsabilidade social e o engajamento das partes interessadas, os temas centrais e as questões pertinentes à responsabilidade social e às formas de integrar à organização o comportamento socialmente responsável
A norma ISO 26000:2010 é certificável, baseando-se no modelo de gestão do PDCA, diferentemente da norma NBR 16001:2012, que não é certificável e não possui nenhum modelo de gestão como base.
A norma ISO 26000:2010 é uma norma de sistema de gestão apropriada para o uso regulatório ou contratual, que visa a fornecer uma base para ações legais, reclamações, defesas ou outras demandas, em qualquer processo internacional, nacional ou de outra natureza.
O atendimento, pela organização, aos requisitos da Norma ABNT NBR 16001:2012 significa que ela é socialmente responsável, possuindo um sistema de gestão da responsabilidade social.
Segundo o artigo intitulado “Estratégia de implementação de um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho com base na norma ISO 45001”, publicado na Revista Research, Society and Development, disponível no link (https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3778/3287), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), a abordagem do sistema de gestão da SST aplicada na norma ISO 45001 baseia-se no conceito Plan-Do-Check-Act (PDCA).
O PDCA pode ser aplicado a um sistema de gestão e a cada um de seus elementos individuais como descrito a seguir.
I – Plan (planejar): determinar e avaliar riscos de SST, oportunidades de SST e outros riscos e outras oportunidades, estabelecer objetivos de SST e os processos necessários para entregar resultados de acordo com a política de SST da organização;
II – Do (fazer): tomar ações para melhorar continuamente o desempenho de SST para alcançar os resultados pretendidos;
III – Check (checar): monitorar e medir atividades e os processos em relação à política de SST e aos objetivos de SST, e relatar os resultados;
IV – Act (agir): implementar os processos como planejado.
É correto o que se afirma em:
III
I, II
I, II, III, IV
II, III
I, III
Segundo o artigo intitulado “Identificação e Análise acerca das Interconexões entre a NBR ISO 14001:2015 e a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, publicado na Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, disponível no link (http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/gestao_ambiental/article/view/7281/4205), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), existem três objetivos comuns no sistema de gestão ambiental, a saber:
I – Comunicação interna e externa entre as partes interessadas;
II – Cumprimento da legislação ambiental de onde a empresa está alocada;
III – Melhoria contínua do faturamento da empresa.
É correto o que se afirma em:
I, III
I, II, III
II, III
III
I, II
Segundo o artigo intitulado “Um estudo sobre a certificação ISO 9001 no Brasil: mapeamento de motivações, benefícios e dificuldades”, publicado na Revista Gestão & Produção, disponível no link (https://www.scielo.br/pdf/gp/v20n4/aop_gp0334_ao.pdf), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), as motivações para a certificação ISO 9001 podem ser internas e externas. Assinale, a seguir, a alternativa que traz corretamente estas motivações, nesta ordem (internas e externas).
as internas estão relacionadas com a melhoria da qualidade dos produtos em si, e as externas estão relacionadas com a internacionalização da marca da empresa
as internas estão relacionadas com o plano de cargos e salários, e as externas estão relacionadas com o processo de melhoria dos projetos de recrutamento e seleção de pessoal
as internas estão relacionadas com o objetivo de alcançar a melhoria da organização como um todo e seus processos, enquanto as externas estão relacionadas ao marketing, pressões do cliente e aumento do market share
as internas estão relacionadas com a redução da rotatividade e absenteísmo dos funcionários, e as externas estão relacionadas com o marketing e a gestão do mercado
as internas estão relacionadas com o aumento do faturamento geral, enquanto as externas estão relacionadas com a melhoria dos processos
Segundo o artigo intitulado “Desenvolvimento do programa de acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional segundo a ISO 45001”, publicado na Revista Sustinere, disponível no link (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40741/32019), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), no Brasil, ocorrem cerca de 720.000 acidentes de trabalho por ano, dos quais 2.800 são fatais, e implicam um custo de aproximadamente 2% do PIB. Assinale a alternativa que não traz um resultado negativo advindo de acidentes de trabalho.
aumento do prazo de entrega
ausência de funcionários por causa do acidente
impacto negativo na imagem da empresa
perda da competitividade da empresa
diminuição da quantidade e qualidade da produção
Segundo o artigo intitulado “Desenvolvimento do programa de acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional segundo a ISO 45001”, publicado na Revista Sustinere, disponível no link (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40741/32019), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), de forma geral, a ISO/IEC TS 17021-10 (ISO/IEC, 2018) expande as diretrizes para o pessoal envolvido no processo de certificação, conforme estabelecido na ISO/IEC 17021-1 (ISO/IEC, 2015). Exposto isto, analise as duas asserções a seguir:
I - A norma ISO/IEC TS 17021-10 aplica-se indiretamente ao pessoal envolvido na auditoria e na certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional, complementando os requisitos existentes na norma ISO/IEC 17021-1.
LOGO
II - Determinou-se que o organismo de certificação para a ISO 45001 deverá demonstrar o atendimento também aos requisitos dessa norma, além da própria ISO 45001 e ISO/IEC 17021-1 (acrescidos do IAF MD 21 e MD 22) durante o processo de acreditação.
Analisando as duas asserções acima, é correto o que se afirma em:
A norma ISO 26000:2010 é certificável, baseando-se no modelo de gestão do 5W2H, diferentemente da norma NBR 9000:2000, que não é certificável e não possui nenhum modelo de gestão como base.
A ISO 26000:2010 fornece orientações sobre os princípios subjacentes à responsabilidade social, reconhecendo a responsabilidade social e o engajamento das partes interessadas, os temas centrais e as questões pertinentes à responsabilidade social e às formas de integrar à organização o comportamento socialmente responsável
A norma ISO 26000:2010 é certificável, baseando-se no modelo de gestão do PDCA, diferentemente da norma NBR 16001:2012, que não é certificável e não possui nenhum modelo de gestão como base.
A norma ISO 26000:2010 é uma norma de sistema de gestão apropriada para o uso regulatório ou contratual, que visa a fornecer uma base para ações legais, reclamações, defesas ou outras demandas, em qualquer processo internacional, nacional ou de outra natureza.
O atendimento, pela organização, aos requisitos da Norma ABNT NBR 16001:2012 significa que ela é socialmente responsável, possuindo um sistema de gestão da responsabilidade social.
Segundo o artigo intitulado “Estratégia de implementação de um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho com base na norma ISO 45001”, publicado na Revista Research, Society and Development, disponível no link (https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3778/3287), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), a abordagem do sistema de gestão da SST aplicada na norma ISO 45001 baseia-se no conceito Plan-Do-Check-Act (PDCA).
O PDCA pode ser aplicado a um sistema de gestão e a cada um de seus elementos individuais como descrito a seguir.
I – Plan (planejar): determinar e avaliar riscos de SST, oportunidades de SST e outros riscos e outras oportunidades, estabelecer objetivos de SST e os processos necessários para entregar resultados de acordo com a política de SST da organização;
II – Do (fazer): tomar ações para melhorar continuamente o desempenho de SST para alcançar os resultados pretendidos;
III – Check (checar): monitorar e medir atividades e os processos em relação à política de SST e aos objetivos de SST, e relatar os resultados;
IV – Act (agir): implementar os processos como planejado.
É correto o que se afirma em:
III
I, II
I, II, III, IV
II, III
I, III
Segundo o artigo intitulado “Identificação e Análise acerca das Interconexões entre a NBR ISO 14001:2015 e a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, publicado na Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, disponível no link (http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/gestao_ambiental/article/view/7281/4205), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), existem três objetivos comuns no sistema de gestão ambiental, a saber:
I – Comunicação interna e externa entre as partes interessadas;
II – Cumprimento da legislação ambiental de onde a empresa está alocada;
III – Melhoria contínua do faturamento da empresa.
É correto o que se afirma em:
I, III
I, II, III
II, III
III
I, II
Segundo o artigo intitulado “Um estudo sobre a certificação ISO 9001 no Brasil: mapeamento de motivações, benefícios e dificuldades”, publicado na Revista Gestão & Produção, disponível no link (https://www.scielo.br/pdf/gp/v20n4/aop_gp0334_ao.pdf), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), as motivações para a certificação ISO 9001 podem ser internas e externas. Assinale, a seguir, a alternativa que traz corretamente estas motivações, nesta ordem (internas e externas).
as internas estão relacionadas com a melhoria da qualidade dos produtos em si, e as externas estão relacionadas com a internacionalização da marca da empresa
as internas estão relacionadas com o plano de cargos e salários, e as externas estão relacionadas com o processo de melhoria dos projetos de recrutamento e seleção de pessoal
as internas estão relacionadas com o objetivo de alcançar a melhoria da organização como um todo e seus processos, enquanto as externas estão relacionadas ao marketing, pressões do cliente e aumento do market share
as internas estão relacionadas com a redução da rotatividade e absenteísmo dos funcionários, e as externas estão relacionadas com o marketing e a gestão do mercado
as internas estão relacionadas com o aumento do faturamento geral, enquanto as externas estão relacionadas com a melhoria dos processos
Segundo o artigo intitulado “Desenvolvimento do programa de acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional segundo a ISO 45001”, publicado na Revista Sustinere, disponível no link (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40741/32019), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), no Brasil, ocorrem cerca de 720.000 acidentes de trabalho por ano, dos quais 2.800 são fatais, e implicam um custo de aproximadamente 2% do PIB. Assinale a alternativa que não traz um resultado negativo advindo de acidentes de trabalho.
aumento do prazo de entrega
ausência de funcionários por causa do acidente
impacto negativo na imagem da empresa
perda da competitividade da empresa
diminuição da quantidade e qualidade da produção
Segundo o artigo intitulado “Desenvolvimento do programa de acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional segundo a ISO 45001”, publicado na Revista Sustinere, disponível no link (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40741/32019), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), de forma geral, a ISO/IEC TS 17021-10 (ISO/IEC, 2018) expande as diretrizes para o pessoal envolvido no processo de certificação, conforme estabelecido na ISO/IEC 17021-1 (ISO/IEC, 2015). Exposto isto, analise as duas asserções a seguir:
I - A norma ISO/IEC TS 17021-10 aplica-se indiretamente ao pessoal envolvido na auditoria e na certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional, complementando os requisitos existentes na norma ISO/IEC 17021-1.
LOGO
II - Determinou-se que o organismo de certificação para a ISO 45001 deverá demonstrar o atendimento também aos requisitos dessa norma, além da própria ISO 45001 e ISO/IEC 17021-1 (acrescidos do IAF MD 21 e MD 22) durante o processo de acreditação.
Analisando as duas asserções acima, é correto o que se afirma em:
III
I, II
I, II, III, IV
II, III
I, III
Segundo o artigo intitulado “Identificação e Análise acerca das Interconexões entre a NBR ISO 14001:2015 e a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, publicado na Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, disponível no link (http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/gestao_ambiental/article/view/7281/4205), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), existem três objetivos comuns no sistema de gestão ambiental, a saber:
I – Comunicação interna e externa entre as partes interessadas;
II – Cumprimento da legislação ambiental de onde a empresa está alocada;
III – Melhoria contínua do faturamento da empresa.
É correto o que se afirma em:
I, III
I, II, III
II, III
III
I, II
Segundo o artigo intitulado “Um estudo sobre a certificação ISO 9001 no Brasil: mapeamento de motivações, benefícios e dificuldades”, publicado na Revista Gestão & Produção, disponível no link (https://www.scielo.br/pdf/gp/v20n4/aop_gp0334_ao.pdf), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), as motivações para a certificação ISO 9001 podem ser internas e externas. Assinale, a seguir, a alternativa que traz corretamente estas motivações, nesta ordem (internas e externas).
as internas estão relacionadas com a melhoria da qualidade dos produtos em si, e as externas estão relacionadas com a internacionalização da marca da empresa
as internas estão relacionadas com o plano de cargos e salários, e as externas estão relacionadas com o processo de melhoria dos projetos de recrutamento e seleção de pessoal
as internas estão relacionadas com o objetivo de alcançar a melhoria da organização como um todo e seus processos, enquanto as externas estão relacionadas ao marketing, pressões do cliente e aumento do market share
as internas estão relacionadas com a redução da rotatividade e absenteísmo dos funcionários, e as externas estão relacionadas com o marketing e a gestão do mercado
as internas estão relacionadas com o aumento do faturamento geral, enquanto as externas estão relacionadas com a melhoria dos processos
Segundo o artigo intitulado “Desenvolvimento do programa de acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional segundo a ISO 45001”, publicado na Revista Sustinere, disponível no link (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40741/32019), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), no Brasil, ocorrem cerca de 720.000 acidentes de trabalho por ano, dos quais 2.800 são fatais, e implicam um custo de aproximadamente 2% do PIB. Assinale a alternativa que não traz um resultado negativo advindo de acidentes de trabalho.
aumento do prazo de entrega
ausência de funcionários por causa do acidente
impacto negativo na imagem da empresa
perda da competitividade da empresa
diminuição da quantidade e qualidade da produção
Segundo o artigo intitulado “Desenvolvimento do programa de acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional segundo a ISO 45001”, publicado na Revista Sustinere, disponível no link (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40741/32019), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), de forma geral, a ISO/IEC TS 17021-10 (ISO/IEC, 2018) expande as diretrizes para o pessoal envolvido no processo de certificação, conforme estabelecido na ISO/IEC 17021-1 (ISO/IEC, 2015). Exposto isto, analise as duas asserções a seguir:
I - A norma ISO/IEC TS 17021-10 aplica-se indiretamente ao pessoal envolvido na auditoria e na certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional, complementando os requisitos existentes na norma ISO/IEC 17021-1.
LOGO
II - Determinou-se que o organismo de certificação para a ISO 45001 deverá demonstrar o atendimento também aos requisitos dessa norma, além da própria ISO 45001 e ISO/IEC 17021-1 (acrescidos do IAF MD 21 e MD 22) durante o processo de acreditação.
Analisando as duas asserções acima, é correto o que se afirma em:
I, III
I, II, III
II, III
III
I, II
Segundo o artigo intitulado “Um estudo sobre a certificação ISO 9001 no Brasil: mapeamento de motivações, benefícios e dificuldades”, publicado na Revista Gestão & Produção, disponível no link (https://www.scielo.br/pdf/gp/v20n4/aop_gp0334_ao.pdf), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), as motivações para a certificação ISO 9001 podem ser internas e externas. Assinale, a seguir, a alternativa que traz corretamente estas motivações, nesta ordem (internas e externas).
as internas estão relacionadas com a melhoria da qualidade dos produtos em si, e as externas estão relacionadas com a internacionalização da marca da empresa
as internas estão relacionadas com o plano de cargos e salários, e as externas estão relacionadas com o processo de melhoria dos projetos de recrutamento e seleção de pessoal
as internas estão relacionadas com o objetivo de alcançar a melhoria da organização como um todo e seus processos, enquanto as externas estão relacionadas ao marketing, pressões do cliente e aumento do market share
as internas estão relacionadas com a redução da rotatividade e absenteísmo dos funcionários, e as externas estão relacionadas com o marketing e a gestão do mercado
as internas estão relacionadas com o aumento do faturamento geral, enquanto as externas estão relacionadas com a melhoria dos processos
Segundo o artigo intitulado “Desenvolvimento do programa de acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional segundo a ISO 45001”, publicado na Revista Sustinere, disponível no link (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40741/32019), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), no Brasil, ocorrem cerca de 720.000 acidentes de trabalho por ano, dos quais 2.800 são fatais, e implicam um custo de aproximadamente 2% do PIB. Assinale a alternativa que não traz um resultado negativo advindo de acidentes de trabalho.
aumento do prazo de entrega
ausência de funcionários por causa do acidente
impacto negativo na imagem da empresa
perda da competitividade da empresa
diminuição da quantidade e qualidade da produção
Segundo o artigo intitulado “Desenvolvimento do programa de acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional segundo a ISO 45001”, publicado na Revista Sustinere, disponível no link (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40741/32019), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), de forma geral, a ISO/IEC TS 17021-10 (ISO/IEC, 2018) expande as diretrizes para o pessoal envolvido no processo de certificação, conforme estabelecido na ISO/IEC 17021-1 (ISO/IEC, 2015). Exposto isto, analise as duas asserções a seguir:
I - A norma ISO/IEC TS 17021-10 aplica-se indiretamente ao pessoal envolvido na auditoria e na certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional, complementando os requisitos existentes na norma ISO/IEC 17021-1.
LOGO
II - Determinou-se que o organismo de certificação para a ISO 45001 deverá demonstrar o atendimento também aos requisitos dessa norma, além da própria ISO 45001 e ISO/IEC 17021-1 (acrescidos do IAF MD 21 e MD 22) durante o processo de acreditação.
Analisando as duas asserções acima, é correto o que se afirma em:
as internas estão relacionadas com a melhoria da qualidade dos produtos em si, e as externas estão relacionadas com a internacionalização da marca da empresa
as internas estão relacionadas com o plano de cargos e salários, e as externas estão relacionadas com o processo de melhoria dos projetos de recrutamento e seleção de pessoal
as internas estão relacionadas com o objetivo de alcançar a melhoria da organização como um todo e seus processos, enquanto as externas estão relacionadas ao marketing, pressões do cliente e aumento do market share
as internas estão relacionadas com a redução da rotatividade e absenteísmo dos funcionários, e as externas estão relacionadas com o marketing e a gestão do mercado
as internas estão relacionadas com o aumento do faturamento geral, enquanto as externas estão relacionadas com a melhoria dos processos
Segundo o artigo intitulado “Desenvolvimento do programa de acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional segundo a ISO 45001”, publicado na Revista Sustinere, disponível no link (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40741/32019), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), no Brasil, ocorrem cerca de 720.000 acidentes de trabalho por ano, dos quais 2.800 são fatais, e implicam um custo de aproximadamente 2% do PIB. Assinale a alternativa que não traz um resultado negativo advindo de acidentes de trabalho.
aumento do prazo de entrega
ausência de funcionários por causa do acidente
impacto negativo na imagem da empresa
perda da competitividade da empresa
diminuição da quantidade e qualidade da produção
Segundo o artigo intitulado “Desenvolvimento do programa de acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional segundo a ISO 45001”, publicado na Revista Sustinere, disponível no link (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40741/32019), ou no próprio Google Acadêmico (copie e cole o título do artigo para você encontra-lo), de forma geral, a ISO/IEC TS 17021-10 (ISO/IEC, 2018) expande as diretrizes para o pessoal envolvido no processo de certificação, conforme estabelecido na ISO/IEC 17021-1 (ISO/IEC, 2015). Exposto isto, analise as duas asserções a seguir:
I - A norma ISO/IEC TS 17021-10 aplica-se indiretamente ao pessoal envolvido na auditoria e na certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional, complementando os requisitos existentes na norma ISO/IEC 17021-1.
LOGO
II - Determinou-se que o organismo de certificação para a ISO 45001 deverá demonstrar o atendimento também aos requisitos dessa norma, além da própria ISO 45001 e ISO/IEC 17021-1 (acrescidos do IAF MD 21 e MD 22) durante o processo de acreditação.
Analisando as duas asserções acima, é correto o que se afirma em:
aumento do prazo de entrega
ausência de funcionários por causa do acidente
impacto negativo na imagem da empresa
perda da competitividade da empresa
diminuição da quantidade e qualidade da produção